Tem como principal missão estabelecer, promover e reforçar padrões educacionais, estratégias e ferramentas que permitem ao médico desenvolver o processo de crescimento educacional de maneira eficiente, efetiva e integrada à prática.
O 22º Ciclo (2024) estará aberto de 01/01/2024 até 31/12/2024.
Dúvidas frequentes
O que é SCRE?
SCRE significa Sistema de Cadastro e Relacionamento Einstein. É um repositório de dados e informações dos médicos que atuam na instituição. Nele está contido o Programa Educação Médica Continuada.
O que é o EMC?
É um Programa que contempla atividades que são realizadas dentro e fora da SBIBAE e onde são submetidos os certificados de participação em atividades acadêmicas e científicas de todo o corpo clínico. As participações são convertidas em pontos que, por sua vez, compõem um dos indicadores médicos institucionais.
Quem são os responsáveis pela validação dos pontos do Programa EMC?
O Programa Educação Médica Continuada contempla atividades que são realizadas dentro e fora da SBIBAE. Todas as atividades internas são gerenciadas pelo Ensino Corporativo, e as externas pela Biblioteca Central Lieselotte Adler Z’L, na Unidade Morumbi.
Nenhum outro departamento está autorizado a receber certificados para submissão ao Programa.
Qual o período do ciclo?
Todos os ciclos têm duração de um ano, com vigência de 1º de Janeiro a 31 de Dezembro.
Quantos pontos preciso ter?
A meta institucional é de 50 pontos por ciclo.
Todas as atividades HIAE são pontuadas automaticamente?
As únicas participações internas que não são pontuadas automaticamente são as aulas ministradas nos cursos de graduação e pós-graduação, participações na Revista einstein e elaboração de protocolos. Para estes casos é preciso envio de comprovante.
Participei de atividades / eventos no Hospital Israelita Albert Einstein, mas não recebi o certificado, como devo proceder?
Entre em contato com o Ensino Corporativo nos telefones (11) 2151.5242 (Ramal 75242/75240) ou na Administração de Eventos pelo telefone (11) 2151-4389 (Ramal 74389).
Como insiro minhas participações no sistema?
Para saber como inserir suas participações no EMC, siga as instruções presentes no tutorial disponível nesta página.
Posso inserir certificados de anos anteriores?
Não. O sistema aceita apenas certificados do ano vigente.
Posso criar o registro de uma atividade no sistema e inserir o certificado depois?
Não. O sistema só permite a criação de registros mediante anexo do certificado.
Não recebi o certificado da atividade, como posso comprovar minha participação?
Por meio de uma declaração, crachá do evento ou qualquer outro documento comprobatório que conste seu nome, nome do evento, data e que sinalize pontualmente qual foi o tipo de participação.
Não consigo anexar o certificado no sistema ou tenho dúvidas sobre como inserir o certificado. Como devo proceder?
Entre em contato com o EMC no telefone 2151-8510 (Ramal 78510) ou através do e-mail: emc@einstein.br.
Qual o melhor formato de arquivo para anexar no sistema sem que haja erro ao abri-lo?
Os melhores formatos de arquivos são .pdf ou .jpeg.
Não consigo salvar um registro por erro de duplicidade, o que devo fazer?
Para que não ocorram erros de duplicidade o campo “Descrição do evento” não pode ser preenchido da mesma maneira. Dessa forma, se em um mesmo evento você foi participante e palestrante, insira o certificado de participante com o nome do evento e o certificado de palestrante com o nome da palestra ministrada e do evento, assim será possível salvar o registro.
Criei um registro errado no sistema, o que devo fazer?
Caso um registro seja criado por engano, alguma informação esteja incorreta, ou o documento anexo está incorreto, basta clicar em “editar” ao lado do registro. Assim será possível corrigir todos os dados necessários.
Fui convidado para uma atividade futura, posso inserir o convite agora no sistema para validação?
Não. Os únicos documentos válidos para o EMC são comprovantes de participação, convites não são válidos. Também não é permitido criar registros futuros no sistema.
Atividades de voluntariado são válidas para o Programa?
Não. Compreende-se que voluntariado diz respeito a atividades profissionais e não de ensino e formação.
Inseri os certificados no sistema, é necessário entregá-los pessoalmente ou enviar por e-mail?
Não. Realizando a submissão via sistema não é necessário entregar nenhuma outra via.
Posso enviar os certificados por e-mail para validação?
Não. É permitido, somente quando há impossibilidade de abrir o arquivo anexo no registro, ou na eventualidade de problemas com o sistema.
Posso entregar os certificados impressos na biblioteca e solicitar que os registrem por mim?
Não. A submissão de certificados ao Programa é de responsabilidade do próprio médico. Os certificados devem ser submetidos via sistema e não entregues em papel.
Posso juntar os certificados do ano e inserir todos de uma vez?
Não é recomendado acumular todos os certificados do ano para inserir de uma só vez. O ideal é inserir seus certificados conforme os forem recebendo. Atualizar o EMC em uma única vez causa lentidão no sistema, maior tempo de espera para receber a pontuação além de correr o risco de anexar documentos por engano.
Como posso conferir quanto vale minha atividade?
Confira a tabela de créditos, presente nesta página, no item “Para consultar a Tabela de Créditos clique aqui”.
Até quando posso inserir os registros das minhas atividades no SCRE?
É possível inserir registros até o dia 31 de Dezembro, que é a data de encerramento do ciclo.
Como posso conferir quantos pontos eu tenho?
Entre no SCRE com seu login e senha. No menu do lado direito clique em Programa EMC, logo abaixo de onde está escrito Educação Médica Continuada você encontrará um link em azul denominado Relatório Pontuação EMC. Neste link constam os períodos anuais, denominados Ciclos, em que houve pontuação do EMC e qual foi a sua pontuação naquele ciclo. Basta clicar no ciclo desejado e suas participações serão exibidas na tela.
Inseri meus certificados até 31 de dezembro, mas meus pontos ainda não foram validados, o que aconteceu?
O prazo para submissão dos certificados é de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro, contudo o prazo para validação de todos os documentos compreende todo o mês de janeiro do ano seguinte. Caso alguma atividade permaneça pendente isso significa que ainda será verificada e, caso seja inválida, você receberá um e-mail informativo.
Acabou o prazo para submissão dos certificados e não inseri minhas participações. É possível inserir após o prazo?
Não. Após 31 de dezembro o sistema é bloqueado para edição e não será mais possível inserir participações.
Por que minha pontuação no Portal do Conhecimento é menor que a pontuação do EMC?
O Portal do Conhecimento contabiliza apenas atividades realizadas pelo Einstein. O EMC contabiliza atividades internas e externas, de modo que a pontuação exibida no EMC geralmente é maior que a do Portal do Conhecimento.
Se houver atingido a meta institucional no ciclo anterior e houver recebido certificado de participação no Programa EMC, posso utilizá-lo para pontuação no ciclo atual?
Não. Os certificados de participação nos ciclos não são válidos para pontuação.
Como serei notificado sobre erros ou pendências em meu cadastro?
Caso seja necessário, entraremos em contato por e-mail, tanto institucional quanto externo. Desta forma, é importante manter seus dados atualizados no SCRE.
Como atualizo meus dados de contato no SCRE?
Existe a opção “Editar” em seu cadastro no SCRE. Outra opção é entrar em contato com o Relacionamento com o Corpo Clínico ou com o Cadastro Médico através dos contatos ao final desta página.
Esqueci minha senha, e agora?
O acesso ao sistema deve ser feito com os mesmos dados de login de rede institucional. Caso não se lembre de seu login ou senha entre em contato com o Cadastro Médico pelo telefone 2151.2652 ou 2151.2653.