Anestesia/ Cardiologia/ Cirurgia Geral/ Cuidados Paliativos/ Cuidados Perioperatórios/ Farmácia Clínica/ Fisioterapia/ Hematologia/ Infectologia/ Medicina Psicossomática/ Nefrologia/ Neurologia/ Oncologia/ Ortopedia/ Pediatria/ Pneumologia/ Terapia Intensiva/ Transplantes/ Tratamento da Dor/ Urgências e Emergências
MSO 85 - Sexto ciclo de acreditação Joint Comission International
Nova auditoria acontece de 13 a 17 de abril
Acreditação Joint Comission International Em 1999, o Einstein foi o primeiro centro de saúde fora dos Estados Unidos a receber a acreditação Joint Commission International (JCI) para hospitais. Neste mês de abril, entre os dias 13 e 17, um grupo de sete avaliadores da entidade americana estará mais uma vez no Einstein para realizar novas auditorias relativas aos processos hospitalares.
A auditoria é baseada no formato Tracer – conhecido como rastreador, que acompanha todas as etapas do atendimento prestado ao paciente. Neste período, os auditores deverão abordar pacientes, médicos e qualquer profissional do Einstein, sem aviso prévio, para a realização de entrevistas com o intuito de identificar e medir as nossas práticas de qualidade e segurança.
O foco nas percepções dos pacientes é uma tendência da JCI. O chamado “consentimento informado”, por exemplo, será medido muito mais pelas suas respostas do que apenas pelos registros em prontuário. Caso um paciente não conheça os riscos, benefícios e alternativas do procedimento a que será submetido, isto poderá gerar impressão negativa à auditoria, mesmo que, em nossos registros, conste que aquela pessoa foi informada sobre o assunto.
Outro ponto que precisamos considerar é quanto ao plano terapêutico. Além da importância, para a JCI, de identificar planos estabelecidos com objetivos e metas mensuráveis, é fundamental que os auditores reconheçam que eles foram criados em conjunto com a equipe assistencial, ou seja, de maneira multiprofissional, cuja participação do médico é fundamental.
Entre as novidades em relação a auditorias passadas estão as áreas de residência médica (política que define a atuação do residente na SBIBAE) e pesquisa clínica (considerando fortemente a ética em pesquisa). Como sempre, o cumprimento dos protocolos clínicos, a adesão à higiene de mãos e a segurança em relação ao ambiente assistencial são questões de prima importância para a JCI.
Contamos com o seu apoio durante a auditoria! E temos certeza de que os nossos padrões de qualidade e segurança vão conquistar este sexto ciclo de acreditação ao Einstein.