Reafirmando seu pioneirismo, o Einstein acaba de se tornar o primeiro serviço médico da América Latina a conquistar a Certificação de Centro Avançado de Acidente Vascular Cerebral da WSO/SIECV – World Stroke Organization/Sociedade Ibero-Americana de Enfermidades Cerebrovasculares. É mais um reconhecimento ao programa da Neurologia voltado ao atendimento de pacientes com AVC, que gerencia e monitora a partir de indicadores cientificamente validados todos os casos da doença, desde a chegada do paciente ao pronto atendimento e assistência intra-hospitalar até o pós-alta.
“Já tínhamos sido o primeiro centro de AVC certificado pela Joint Commission Internacional na América Latina. Agora fomos reconhecidos pela WSO/SIECV como um centro avançado, onde os pacientes encontram um atendimento completo e de excelência. Contamos com rígidos protocolos e os melhores recursos diagnósticos e terapêuticos atualmente disponíveis”, afirma o Dr. Marcelo Franken, gerente médico das especialidades Cardiologia e Neurologia. Além da assistência intra-hospitalar, a certificação também foca os cuidados de reabilitação, como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
“Realizado no final de julho, o processo de auditoria funcionou com uma lupa que investigou em detalhes cada um dos nossos processos assistenciais relacionados ao AVC e seus resultados, muitos dos quais superam os benchmarks internacionais”, destaca o Dr. Marcelo. Ele cita, por exemplo, o tempo porta-agulha, indicador que mede o período transcorrido entre a chegada do paciente ao pronto atendimento e o início da terapia trombolítica endovenosa. No Einstein, esse tempo foi de 46 minutos em 2019 e de 43 minutos em 2020. O benchmark internacional (American Stroke Association) do tempo porta-agulha é igual ou menor que 60 minutos.
Outros diferenciais
O Einstein dispõe de dois neurologistas de prontidão 24 horas por dia na Unidade Morumbi: um no Pronto Atendimento, que atua também na telemedicina, oferecendo suporte para todas as unidades externas, incluindo parcerias públicas, e outro na Semi-intensiva Neurológica. “Poucos hospitais contam com uma equipe como a nossa”, frisa o Dr. Marcelo.
Os diferenciais se estendem à infraestrutura tecnológica e também aqui o pioneirismo do Einstein se faz presente. O Hospital, por exemplo, foi o pioneiro no Brasil com o RAPID®, software que faz a análise da perfusão cerebral dos pacientes com AVC, permitindo que sejam atendidos de forma mais rápida e adequada.
“A certificação da WSO/SIEVC chega como mais um reconhecimento de nossos diferenciais e da qualidade da assistência que oferecemos aos pacientes, fruto do esforço da nossa Instituição e de toda a nossa equipe para avançar continuamente. Essa é uma conquista de todos”, finaliza o Dr. Marcelo.