Back to Home

Biblioteca

 Destaques da Semana

Urgências e Emergências/ Cirurgia Geral

Einstein passa a oferecer exame vídeo-urodinâmico

Novidade acopla raio-X a técnica tradicional de investigação da bexiga e da uretra
Einstein passa a oferecer exame vídeo-urodinâmico

​Nos próximos dias o Einstein passará a contar com um exame vídeo-urodinâmico, que permite associar as informações funcionais obtidas no exame urodinâmico convencional com dados morfológicos obtidos por imagem radiológica. Novidade no Brasil, onde o Einstein é um dos poucos centros (apenas três) a disponibilizá-lo, este exame já é rotina em países desenvolvidos.

O exame vídeo-urodinâmico é voltado para pacientes com incontinência urinária complicada, disfunções miccionais complexas, doenças como bexiga neurogênica e processos obstrutivos infra-vesicais com necessidade de localização do segmento obstruído.

Com uma visão completa do funcionamento da bexiga e da uretra em tempo real, ele permite a visualização exata dos pontos de obstrução, ajudando não apenas na precisão do diagnóstico mas também na escolha do tratamento.

No exame urodinâmico tradicional, percebia-se uma obstrução mas não era possível localizá-la. Esta característica demandava novos exames endoscópicos e, muitas vezes, cirurgia. Com o acoplamento do Raio-X, o exame vai direto ao ponto e evita cirurgias desnecessárias, oferecendo mais segurança ao paciente. 

Por enquanto – até que ocorra a negociação com as fontes pagadoras – o exame será realizado no Einstein de forma particular.


Compartilhe