Back to Home

Biblioteca

 Destaques da Semana

Anestesia/ Cardiologia/ Cirurgia Geral/ Cuidados Paliativos/ Cuidados Perioperatórios/ Farmácia Clínica/ Fisioterapia/ Hematologia/ Infectologia/ Medicina Psicossomática/ Nefrologia/ Neurologia/ Oncologia/ Ortopedia/ Pediatria/ Pneumologia/ Terapia Intensiva/ Transplantes/ Tratamento da Dor/ Urgências e Emergências

MSO 97 - Einstein conclui estudo pioneiro sobre detecção precoce de Câncer de Pulmão

Pesquisa realizada com Tomografia Computadorizada de Baixa Dosagem foi publicada na The Annals of Thoracic Surgery
Pesquisa realizada com Tomografia Computadorizada de Baixa Dosagem foi publicada na The Annals of Thoracic Surgery

No Brasil, mais de 90% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados em fase avançada com altíssima taxa de mortalidade. Esta é a maior prova da importância de um estudo concluído recentemente pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) e o Instituto Israelita de Responsabilidade Social (IIRS) com pacientes fumantes, para a detecção precoce da doença a partir da realização da Tomografia Computadorizada de Baixa Dosagem (TCBD).

Coordenado pelo cirurgião torácico Dr. Ricardo Sales dos Santos, a pesquisa selecionou 790 participantes fumantes ou ex-fumantes entre 55 e 74 anos de idade. Dentre eles, 12 casos de câncer de pulmão foram diagnosticados e tratados no Einstein. O achado precoce da doença tem chance de cura acima de 80%, enquanto pacientes com doença avançada sobrevivem em menos de 10% dos casos em até 5 anos após a descoberta.

O estudo “Do Current Lung Cancer Screening Guidelines Apply for Populations With High Prevalence of Granulomatous Disease? Results From the First Brazilian Lung Cancer Screening Trial (BRELT1)” analisou mais de 1300 tomografias do tórax e foi publicado na conceituada revista científica The Annals of Thoracic Surgery.

Dos 790 participantes, durante um ano, 312 foram detectados com nódulos maiores que 4mm na região. Destes, 278 (89,1%) receberam recomendação para continuar utilizando o serviço de TCBD. Também foram realizados 35 procedimentos cirúrgicos em 25 pacientes.

Usando os critérios do National Lung Screening Trial (NLST), o estudo concluiu que a Tomografia Computadorizada de Baixa Dosagem (TCBD) tem papel importante na detecção da doença, principalmente em seu estágio inicial.

“Esta pesquisa é importante para pacientes fumantes, pois abre a possibilidade de realizar o exame em pouco espaço de tempo, o que ajuda muito no diagnóstico precoce da doença”, afirmou Dr. Claudio Luiz Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

​Para conferir o estudo completo, clique AQUI.


Compartilhe