Prática Médica

15
Jan

Novas tecnologias melhoram a vida de quem usa próteses auditivas

Autor: Flávia Salvaterra Cusin, fonoaudióloga
Categoria: Tecnologia

Mulher e homem conversando vendo informações no tabbletPacientes usuários de próteses auditivas constantemente apresentam as mesmas queixas: “Parece que estou desconectado com o mundo”. “É difícil usar o telefone”. “Não consigo assistir a TV” e “Acompanhar algumas conversas é muito complicado”. Atualmente, essas questões podem ser sanadas ou minimizadas através do uso de diversos dispositivos eletrônicos.

Em 2012, a tecnologia de transmissão 2.4GHz chegou ao Brasil, proporcionando aos pacientes usuários de aparelhos auditivos a verdadeira conectividade wireless. Esta tecnologia oferece maior velocidade no processamento do som, maior alcance (de até 7 metros), conectividade com vários equipamentos, melhor qualidade sonora, estabilidade e praticidade sem dispositivos extras intermediando a transmissão.

Durante o processo de indicação e seleção do aparelho auditivo, o fonoaudiólogo pode orientar o uso de acessórios de acordo com as necessidades auditivas diárias do paciente.

Os dispositivos disponíveis no mercado permitem a conectividade wireless com a TV, DVDs, telefone, mini-microfone e controle remoto. Estes equipamentos são diferenciados pela conexão através da frequência 2.4GHz e são certificados pela ANATEL.

Já existem em desenvolvimento aplicativos para Apple especialmente designados para trabalhar em conjunto com aparelhos auditivos. Com eles, os usuários poderão controlar seus aparelhos auditivos via iPhone, iPad ou iPod, no entanto, apenas algumas empresas de prótese auditiva terão este aplicativo disponível.

Autora: Flávia Salvaterra Cusin, fonoaudióloga do centro de reabilitação do Einstein.


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

* *

* Caracteres restantes: 500

* Campos Obrigatórios

© Copyright Albert Einstein 2012 | Todos os direitos reservados