Prática Médica

12
Dez

A tecnologia em busca de uma noite de sono perfeita

Autor: Dr. Fernando Morgadinho, neurologista
Categoria: Tecnologia

O sono é fundamental para nossas vidas. Uma boa noite de sono é responsável pela renovação de substâncias que são importantes para uma boa saúde física e mental. Entretanto, na nossa sociedade moderna a quantidade e qualidade de sono têm sido muito prejudicadas. O excesso de trabalho, poucas horas de sono e hábitos como beber café à noite e ficar exposto a telas luminosas até mais tarde, influenciam negativamente o sono com prejuízos cientificamente reconhecidos para a saúde.

Na busca de uma melhora na qualidade de sono a tecnologia pode ser nossa aliada. Diversos aplicativos para celular têm sido desenvolvidos para facilitar e otimizar o nosso repouso. Despertadores com reconhecimento da melhor fase do sono para nos despertar e indutores de sono com músicas calmas e relaxantes estão disponíveis recentemente no mercado.

No entanto, cabe aqui um alerta: Apesar de toda a evolução tecnológica até agora, estes dispositivos ainda não possuem resultados comprovados cientificamente para serem utilizados indiscriminadamente. Como ainda não são capazes de analisar as ondas cerebrais, esses programas não conseguem caracterizar perfeitamente os estágios do sono, o que torna em muitos dos casos os resultados questionáveis.

Sabemos que futuras inovações virão para agregar mais valor na melhora do nosso sono, mas nunca podemos esquecer que nada irá substituir um padrão de vida mais saudável para que tenhamos um repouso de qualidade!

AUTOR: Dr. Fernando Morgadinho, Neurologista e Especialista em Medicina do Sono do Einstein.


Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

* *

* Caracteres restantes: 500

* Campos Obrigatórios

© Copyright Albert Einstein 2012 | Todos os direitos reservados