A progressiva mudança na relação entre pacientes e médicos é um fato inegável e cujas repercussões na nossa prática vêm se acelerando de maneira vertiginosa. O paciente de hoje é mais informado, mais interligado com outros pacientes e muito mais curioso. Entretanto, a diferença entre o saber médico e o saber leigo, por mais informado que o paciente seja, ainda é grande.
Quando precisamos utilizar um procedimento complexo e necessitamos explicar para o paciente, a lacuna de conhecimento se torna ainda mais trabalhosa de ser preenchida. Por vezes, a comunicação não consegue ser eficiente, e ter um paciente mal informado e ansioso acaba sendo algo ruim para ambas as partes.
A tecnologia vem para diminuir esse fosso entre os saberes e traz à mão aplicativos para tablets e smartphones que podem criar pontes entre o médico e seu paciente. A série de aplicativos para o iPhone drawMD foi desenvolvida por dois cirurgiões e veio para melhorar a comunicação, sendo possível a explicação de complicados procedimentos cirúrgicos de maneira visual e simples para que o paciente entenda o que vai acontecer com ele durante a cirurgia. O médico pode desenhar sobre as imagens e mostrar como ele vai proceder. Já são 11 especialidades contempladas pela ferramenta.
A versão drawMD – Vascular pode criar guias visuais interativos sobre todo sistema circulatório, podendo explicar procedimentos cirúrgicos complexos bastante específicos, e mostrar para o paciente o que é um aneurisma, trombose ou explicar de maneira simples como funciona um bypass ou stent. É uma ferramenta bastante útil para cardiologistas, cirurgiões vasculares ou qualquer médico que precise explicar ao seu paciente algum problema circulatório.
AUTOR: Dr. Nelson Wolosker, cirurgião vascular do Einstein.